sábado, 16 de agosto de 2008

ENTREVISTA (1) - Curso de Pedagogia

Entrevistada: Profª Maria Celeste Lameira
Entrevistadora: Tainara Vianna (CEPJA/2007)

Você acredita que a formação docente está atendendo aos objetivos do ensino brasileiro?
- Não, porque nas escolas de formações de professores (Ensino Médio/Universitdades) ainda, se pratica a educação pautada na tendência reprodutora, àquela que só reproduz os valores da sociedade vigente, em vez de refletir sobre eles, questiona-los e reforma-los em benefício da construção da cidadania ativa e consciente.

Os profissionais de educação estão buscando aperfeiçoamento?
- Nem sempre. O salário do profissional de educação é alto em termos de Brasil, porém, baixo em termos de necessidades básicas de sobrevivência huamana e profissional. Isto faz com que a maioria dos professores tenha mais de um emprego, ou jornada dupla, e acabem por não dispor de tempo suficiente ao seu aprimoramento e atualização que, no mundo moderno deveria ser continuada.

A prática de ensino de no mínimo trezentas horas para a formação docente, como é previsto na Lei de Diretrizes e Base, é suficiente para uma boa formação?
- Prática Docente????? Infelizmente o que constatamos na formação de professores (Ensino Médio/Universidade) é a prática docente sendo relegada ao simples estágio de observação e, tempos nas instituições de ensino onde o professor da disciplina se dispõe a verificar “papéis/formulários de estágios”.

Os docentes estão sendo valorizados em seu trabalho?
- Não. Mas principalmente porque nós não nos fazemos valorizados, à medida que compactuamos com todo este “sistema” de pseudas mudanças propostas por razões eleitoreiras e oportunistas, sem fazer prevalecer à voz da competência docente comprometida realmente com a escola e educação de qualidade.

Na sua opinião, os professores que terminam o curso normal, estão capacitados para assumir uma turma?
- A maioria não, pois o Ensino Médio(4 anos), passa muito longe da adequada formação necessária ao legítimo exercício da profissão.

O que a senhora acredita que deve ser mudado na nossa educação?
-Principalmente os Cursos de Formação de Professores (Ensino Médio/Universidade). Essa mudança deve apresentar-se centrada, principalmente, no Currículo; na revisão dos conteúdos das disciplinas ministradas; nos recursos utilizados em salas de aula; na mentalidade dos gestores e na proposta séria que leve cada professor, cada aluno, cada funcionário de cada instituição a tornar-se comprometido com o que faz, com aquilo que produz e na transformação da escola em um verdadeiro espaço de produção e expansão de conhecimentos norteadores de pessoas melhores, mais satisfeitas consigo mesmas, mais abertas para o trabalho, mais envolvidas na busca da própria felicidade e satisfação pessoal. Sem no entando, esquecer que o dinheiro é imprescindível a nossa sobrevivência, mas que não é o único, nem primeiro bem maior que devemos ter como meta.

Nenhum comentário: