sábado, 22 de setembro de 2007

OS CANTINHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A importância dos cantinhos na Educação Infantil é imensa. Pois, a Sala de Aula pode e deve ser um ambiente propício para desenvolver todas as habilidades de maneira prazerosa.
Uma sala de aula de Educação Infantil, geralmente, já possui inúmeros materiais adequados à realização de atividades lúdicas, previamente planejadas com o intuito de desenvolver as habilidades necessárias. Entretanto, alguns "cantinhos" interessantes, muito simples de se criar e, principalmente, enriquecedores para o estímulo a descoberta são essenciais.
Então, aqui estão algumas sugestões, idéias, que devem ser analisadas e adequadas à cada professor, a cada escola, a cada turma, e até, a cada aluno.
-Cantinho da Pesquisa: Caixa grande de papelão, bastante colorida, para despertar o interesse da crianças, disponibilizar: revistas variadas/ gibis/ gravuras/ fotos/ desenhos diversos. Material que poderá ser utilizado livremente ou, em pesquisa orientada (variedade: alimentação, vestuário, lugares. etc..), que poderá ser complementada por: desenho, criação de histórias orais, comparações entre imagens e sua realidade, etc. Essa exploração favorecerá o vocabulário, raciocínio lógico, criatividade, socialização de conhecimentos e, principalmente o interesse pela leitura e escrita.
-Cantinho da Leitura: É importante que os alunos compreendam a diferença entre este e o cantinho da pesquisa.Nele, livros de histórias infantis diversas e adequadas à faixa etária dos alunos, dispostos em estantes da altura das crianças e almofadas coloridas, tapetes emborrachado ou esteiras para a "Hora da Estória". Esse cantinho estimulará o interesse pelos livros e, ajudará todo o processo de alfabetização, tornando-se imprescindível para tornar a criança um futuro leitor.
-Cantinho da Música: CDs ou Fitas Cassete com diferentes estilos musicais escolhidos pelo professor e, pelo menos, um estilo preferido de cada aluno.Uma caixa com instrumentos musicais, que podem ser confeccionados pelas próprias crianças com a ajuda do professor.
-Cantinho da Sucata:Material bem variado, limpo e que não ofereça perigo (tampas de refrigerantes, palitos de sorvete, potinhos variados, tecidos, etc..), para a construção de brinquedos, bonecos, casinhas, etc., para manuseio e distinção de tamanhos, cores, formas, contagem, separação e agrupamento, etc..
-Cantinho das Dramatizações:Baú com chapéus, óculos, chales, bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas, máscaras. E.. em frente a ele um grande espelho na altura das crianças. Estará pronto o ambiente para atividades corporais de Jogos Simbólicos.
-Cantinho dos Jogos: Jogos Pedagógicos confeccionados em EVA, cortiça, cartolina, madeira, borracha ou sucata. Como também, Quebra-cabeças, Jogos de Encaixe e muitos outros...
-Brinquedoteca:Um canto com brinquedos, também, deve fazer parte do dia-a-dia. Onde as crianças desenvolverão brincadeiras livres ou orientadas pelo professor que, poderá interferir criando situações-problemas comparando-as com a realidade diária, provocando novas descobertas e, dando, mais uma vez oportunidade para a verbalização de idéias e opiniões.
-Pasta de Gravuras:Ler e interpretar é para todos de fundamental importância. Sendo a leitura e a interpretação dos pequeninos através de figuras, fotos e desenhos, a proposta é criar uma pasta onde gravuras possam ser lidas e interpretadas.Atividade que pode ser realizada diariamente, na hora da rodinha, as crianças, orientadas pela professora descreverão o que vêem nas gravuras e expressarão o que entendem quando olham para elas. Deve-se ter o cuidado na escolha dessas gravuras, as quais deverão ser adequadas às necessidades da turma, produzindo enriquecimento quanto aos depoimentos dos alunos.
Os cantinhos das Artes, das Descobertas, das Novidades, da TV, da Psicomotricidade e tantos outros que você poderá criar, poderão fazer com que a escola se torne uma "caixinha de surpresa", onde diariamente se deseje voltar para conhecer novas e novas coisas. Devemos lembrar, que os mesmos fins, poderão ser alcançados através de recursos diferentes.
As atividades denominadas "rotineiras", como a chamadinha básica com os nomes e fotos dos alunos; a janelinha do tempo; o cartaz dos dias da semana, poderá ser introduzido também,uma importante notícia do dia, uma data especial, um acontecimento na escola, ou simplesmente a conclusão do dia registrada por escrito juntamente com os alunos.
Traçar objetivos, relfetir sobre eles e criar em sala de aula um ambiente facilitador de aprendizagem, um ambiente rico em conhecimentos, verdadeiramente estimulante, só irá coloborar com sua proposta pedagógica promovendo habilidade que estimulará seu prazer e de seus alunos de freqüentar a escola.
Finalmente, chame os responsáveis para visitar sua sala de aula. Incentive-os a colaborar com os materiais dos cantinhos. Explique a importância desses espaços para as crianças e seu processo de aprendizagem. Estimule-os a acompanhar as atividades, através de diálogos com os filhos sobre as atividades desenvolvidas no dia-a-dia e seu interesse em participar delas. Crie um ambiente amigável, respeitoso e de reconhecimento do trabalho realizado e seus benefícios.

Nenhum comentário: