domingo, 30 de março de 2008

1ª Atividade Avaliativa 1º bimestre/08

→ Elaborar um texto a partir da frase dada
Educação Renovada
A educação deve estar em sintonia com os tempos em que vivemos. Tempos estes que se caracterizam pela pluralidade de expressões, pela velocidade com que as informações atingem a todos, pela rapidez com que as coisas tornam-se obsoletas diante das novidades. Sendo, por todos estes motivos, difícil qualquer certeza quanto ao futuro. Pois, caminhamos para uma sociedade cada vez mais global, onde as áreas do conhecimento se interpenetram, exigindo formas de pensar mais amplas e integradas. Portanto, cabe ao professor obter informações sobre a eficácia, ou não, dos conteúdos, das técnicas, dos recursos e dos procedimentos empregados na orientação da aprendizagem.
Para tanto, ele pode fazer da avaliação sua grande aliada. Sendo através dela que poderá identificar o que é essencial para a construção de conceitos e valores de forma interdisciplinar, desvendando o desenvolvimento real e o potencial do aluno: o que ele realiza de maneira independente e o que pode realizar com ajuda, hoje, e, independentemente, depois.
Porém, uma nova concepção de avaliação exige uma mudança de atitude por parte do professor e da Escola.
Devemos considerar que o princípio dessa mudança deve ser o deslocamento do eixo da ação pedagógica do professor que, deverá investir suas energias, competências e habilidades no aprendizado dos alunos e, não mais, no controle daquilo que lhe será ou foi transmitido.
Para tanto, faz-se necessário um debate de como se dá a construção do conhecimento, enfrentando também, a clássica pergunta da didática: “como deve o professor ensinar?”, que, por conseguinte virá sempre acompanhada de outra: “como o aluno aprende?”. O enfrentamento desta última fará acontecer mudanças na sala de aula e na forma de trabalho do professor, trazendo a superação da utilização de conteúdos desvinculados das reais necessidades dos alunos e, também, dos procedimentos tradicionais e passivos, acompanhados da falta de estímulo para criar e recriar estratégias atuais que dá lugar à tecnologia educacional simples, acessível, pouco onerosa, mas, de boa qualidade e eficácia, que atenderá às necessidades da escola de hoje a qual, estará construindo o cidadão ativo e produtivo, de amanhã. (Mª Celeste Lameira)

Nenhum comentário: