quinta-feira, 3 de abril de 2008

4ª Auto-avaliação diagnóstica conceitual

→ O sistema escolar, em geral, e a sua escola, limitam-se a reproduzir as condições do sistema social? Apresentar exemplos e argumentos que justifiquem a resposta.
  • Sim, na maioria das vezes as instituições escolares reproduzem as relações sociais existentes fora dela, pois encoberta sob a aparência de critérios puramente escolares, classifica, seleciona e exclui seus alunos, principalmente através da avaliação arcaica.
    E, infelizmente, não há, pelo menos por enquanto, qualquer possibilidade de romper com as estrutura de reprodução, pois as teorias pedagógicas são uma cortina de fumaça que procura ocultar o poder reprodutor do sistema que está nas mãos dos educadores, visto que os mesmo foram e continuam sendo educados e formados para tal.
    O sistema de ensino filtra os alunos sem que eles se dêem conta e, com isso, reproduz as relações vigentes, sem possibilidade de mudanças.
    Esta filtragem se dá, quando o ensino aprendizagem não se processa tendo como tônica a avaliação qualitativa, a qual poderia levar-nos ao pretendido padrão de qualidade. Pois este padrão significa principalmente, uma escola engajada a um projeto de educação abrangente e significativa, atendendo às necessidades locais.
    Mesmos as instituições que adotam os denominados “Ciclos”, ainda se apresentam classificatórias, pois permitem que seus alunos prossigam seus estudos sem se preocuparem, na maioria das vezes, com o aprendizado construtivo de seus alunos. Assim, infelizmente, estamos convivendo com crianças que apesar da escolaridade declarada não apresentam si quer o mínimo necessário para que possam ser consideradas alfabetizadas ou concluinte do Ensino Fundamental ou Médio. Permitindo assim, que mesmo com um certificado de conclusão de curso, não consiga seguir em frente em sua jornada estudantil ou profissional.
    Outrossim, podemos verificar através de noticiários e publicações que, outras instituições, não diretamente ligadas à educação, estão demonstrando, atualmente, um envolvimento maior com estas questões e, apresentam-se dispostas a prestar colaboração social mais extensa, através de atividades complementares ligadas à arte e aos esportes, no sentido de abrir mais oportunidades para os jovens e, minimizar, ou até exterminar essas reproduções que, só agravam problemas sociais já existentes e, ou até, geram novas situações conflitantes.
    Assim, a escola precisa urgentemente, investir nos valores individuais e coletivos dos alunos, nas múltiplas inteligências de seus grupos, oferecendo espaços geradores de auto-realização, descobertas, debates de temas sociais, reorganização de valores e, principalmente, revitalização da auto-estima de todos que a compõem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa vc leu em sala d aula e eu entendi q se cada um fosse + solídário c/ o rato talvez devediam ter evitado o sacrifício d todos, pq se cada um tivesse escutado o grito de socorro do rato não haveria acontecido isso.

Ass:Elizângela sua aluna da turma 4002 ;-)