segunda-feira, 7 de abril de 2008

A AVALIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES IV

Sendo assim, o tipo de avaliação que o professor adota demonstra o papel que ele está criando para si próprio na vida de seus alunos: se é orientador, aquele que dialoga e contrói junto, indicando possiblidades; ou aquele que oferece respostas prontas e as exige de volta, reduzindo as potencialidades humanas a números, representados por notas, ou outras estratégias classificatórias.
Outrossim, conhecer os alunos e sua situação quanto ao aprendizado deve ser a primeira etapa da avaliação, seguida da identificação das dificuldades de aprendizagem, questionando-se os motivos de sua existência, analisando os objetivos propostos e os métodos que foram utilizados para alcançá-los e, quando necessário, replanejando o processo.
Ao elegermos estes conceitos, daremos um novo significado ao erro, o qual passará a ser aceito como uma pista e, não mais como uma falha a ser repreendida ou apontada, pois é o erro quem diz ao professor o que pode ser melhorado e de que modo ele pode ser mais efetivo na constituição de saberes e conhecimentos de seus alunos.

Um comentário:

Anônimo disse...

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