domingo, 31 de maio de 2009

CONSELHO DE CLASSE

É uma reunião, um espaço de grande valor, momento em que deve ser feita uma avaliação dos encaminhamentos ocorridos no bimestre, já que o mesmo ocorre bimestralmente. Para realizar o Conselho de Classe, deve-se reunir todos os professores das turmas, além da Equipe Pedagógica e Direção.
O encontro deve iniciar-se realizando-se uma avaliação diagnóstica referente ao andamento de cada turma sobre os aspectos de aprendizagem, participação, comportamento, relacionamento, entre outros. Esse levantamento deve mostrar a identidade de cada turma. Após isso, os presentes devem propor sugestões para que a realidade possa melhorar, se não estiver satisfatória, de acordo com os objetivos propostos para aquela série.
Em seguida, o professor pedagogo, acompanhado das fichas individuais dos alunos, constando nelas os dados pessoais, foto, além das notas bimestrais de cada disciplina, deve questionar os professores sobre o andamento do aluno em sala de aula. É neste momento que deve destacar o julgamento sobre a realidade do aluno, seu esforço, participação. É bom lembrar que no conselho de classe, não se deve pensar apenas no aluno, mas na ação do professor. É o momento de realizar-se um feed-back, uma auto-avaliação de sua prática docente. Ao final, todos os professores, normalmente, recebem uma mensagem preparada pela equipe pedagógica, a fim de motivá-los cada vez mais, levando-os a reconhecer a importância de seu trabalho para os alunos e para a sociedade em geral.
Atenção para os grifos que demonstram a teoria que nem sempre, acontece na prática. Porém, continuo pontuando DEVE ser feito dessa forma, ou de outra melhor.

Nenhum comentário: