quarta-feira, 1 de julho de 2009

CAMPEÃO DA BRONCA NAS SALAS DE AULA

Pesquisas revelam que, no Brasil, professores perdem 17,8% da aula para domar alunos.
Rio - É no Brasil onde professores perdem mais tempo para manter a disciplina dos estudantes: 17,8% da aula é dedicada a isso. A pesquisa foi realizada em 23 países pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade internacional com sede na França. Foram ouvidos 5.687 mestres e diretores de 5ª a 8ª séries de escolas públicas e privadas.
Microfone ajudou os professores de Niterói a controlar os estudantes
“O mais grave é o número elevado de alunos em salas de aula. É quase impossível manter 50 ou 60 jovens concentrados quando deveria haver menos da metade”, revelou a diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais em Educação (Sepe-RJ), Beatriz Lugão. O relatório revelou que as classes brasileiras têm, em média, 32,2 alunos: é o quarto pior no ranking. Beatriz ressalta que a escassez de atividades complementares contribui para que as aulas se tornem monótonas. Violência e conflitos familiares deixam jovens dispersos. A falta de disciplina também se reflete na saúde do professor. Segundo o Sepe, 30% dos pedidos mensais de afastamentos no estado são relativos a problemas causados por aumento do tom de voz, ameaças e cansaço. Na rede municipal de Niterói, a solução foi a instalação de microfones. “Acabaram as piadinhas que surgem quando alguém diz que não ouviu o professor, desencadeando vários transtornos disciplinares”, atesta a diretora da Escola Municipal Mestra Fininha, Cristina Valéria Santos. O governo estadual também está adquirindo este ano mais de 20 mil kits de microfones e amplificadores para distribuir aos profissionais da rede. Pela comparação do OCDE, 71% dos mestres brasileiros começaram a dar aulas sem passar por adaptação, percentual quase três vezes maior que o dos demais países (25%).
O DIA

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