sexta-feira, 10 de julho de 2009

A importância da Educação Infantil

"Os primeiros anos de vida são verdadeiramente de educação. A construção da inteligência, a aquisição da aprendizagem, habilidades, valores e atitudes são desenvolvidos nesta fase e valem por toda a vida", explicou a professora Maria Irene Reginatto Eibel, em sua tese de pós-graduação.
Entretanto, ela alerta que são preciso alguns cuidados para ensinar crianças de zero até os quatro anos. "A educação nesta fase tem de ter uma integração com o social e o cultural, oportunizando as mais diversas formas de expressão e construção do conhecimento", disse e ainda acrescentou. "Dos quatro aos seis, as atividades têm de ser prazeorozas, lúdicas e com ambiente letrado, no qual desenvolvimento, socialização e construção de identidade singulares possam relacionar-se gradualmente".
Maria Irene não acredita que forçar a criança a estudar desde cedo, diminuirá o tempo de brincadeira da criança, pelo contrário, o estudo será entendido como uma forma de brincar e, por isso investir em educação se torna uma atitude inteligente. "Nos primeiros anos de vida que a criança aprende a aprender. É quando o cérebro humano estrutura seu raciocínio, portanto investir na primeira infância é um ato inteligente de um bom administrador e um passo estratégico para a melhoria da educação em nosso país". A professora ainda lembra que o ensinar não é uma obrigação apenas do governo, os pais também precisam ficar atentos para o que a criança está convivendo no seu dia a dia. "Elas precisam viver em ambientes enriquecedores que favoreçam o brincar, o descobrir, o aprender, nos quais interagir com brinquedos e objetos do conhecimento físico e social".
Portanto, é preciso investir em educação e querer aprender para que assim se construa um país bem desenvolvido e forte.

Nenhum comentário: