sábado, 6 de junho de 2009

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

A formação do Professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil deve desenvovê-lo para que articule no seu desempenho os saberes que definem sua identidade profissional:
• saber – conhecimento dos conteúdos da formação;
• saber pensar – refletir sobre a própria prática em função da teoria;
• saber intervir – saber mudar/ melhorar/ transformar sua própria prática.
E ainda:
1) promover práticas educativas voltadas para o desenvolvimento harmônico e integral da criança de 0 zero a 5 (cinco) anos, em seus aspectos bio-psico-sociais ;

2) formação qualificada para atuar no magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atente para as Diretrizes para este nível de ensino e que possibilite conhecer e adequar às situações de ensino-aprendizagem, os conteúdos da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos, do mundo físico e natural e da realidade social e política, de modo a assegurar aos alunos a partir de 06 (seis) anos de idade, compreensão da realidade em que vivem e desenvolvimento da cidadania.

Nenhum comentário: