sexta-feira, 19 de junho de 2009

PROJETO PEDAGÓGICO

MISSÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO
O Projeto Pedagógico busca definir ações e metas em vista de realizar a missão
da Instituição de Ensino, em consonância com a visão de escola, que sua comunidade escolar identifica, tais como:Buscar sempre acompanhar a Cultura universal e os avanços científicos.
  • Caracterizar a escola inovadora que retrata as expectativas, interesses, anseios e necessidades de toda comunidade educativa.
  • Valorizar um alto nível de participação, autonomia e interação entre os alunos, professores e comunidade educativa.
  • Comprometer-se com uma ação pedagógica competente e direcionada a uma sociedade mais justa, mais humana e de melhor qualidade de vida para todos.
    SEUS PRESSUPOSTOS

Os pressupostos psicológicos, epistemológicos e pedagógicos que devem orientar a ação pedagógica são:
- A aprendizagem depende das possibilidades delineadas pela forma de pensamento da fase de desenvolvimento que o individuo se encontra, dos conhecimentos que já construiu anteriormente e das interações sociais e culturais que estabelece:
- Valorização da construção do conhecimento por meio da ação - reflexão- interação-ação.
- Aprendizagem com maior grau de significado possível estabelecendo relação entre o que pretende conhecer e as possibilidades de observação, reflexão e informação que o sujeito possui (valorização do conhecimento prévio e da atividade significativa).
- Consideração à diversidade pessoal e cultural do ser humano, assegurando o respeito mútuo, o diálogo e a troca de experiências, num clima propicio à elevação da auto estima favorecendo assim a construção de sua autonomia e o seu bem estar (aprender a ser).
- Valorização do conhecimento individual e coletivo com construção histórica cultural.
- Necessidade de vinculação da teoria a pratica assegurando a inter-relação entre a realidade social e a cultural escolar, na perspectiva de uma educação possível e necessária.
- Vinculação entre vida cidadã e conteúdos escolares através de proposta de trabalho com projetos abordando um sentido de globalização em que as relações entre fontes de informação e os procedimentos para compreende-lás e utilizá-la seja levados adiante pelos alunos e comunidade educativa e não só pelos professores.
- Interdisciplinaridade - "possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação, abrigando a visão orgânica do conhecimento e o diálogo permanente entre as diferentes áreas do saber" (CEB nº 15/98).
- "Trabalho com as linguagens não apenas como formas de expressão e comunicação, mas como constituidoras de significados, conhecimentos e valores" (CEB nº 15/08).
- Orientação pedagógica através dos pilares da educação para o século XXI (UNESCO)
1) Aprender a conhecer
2) Aprender a fazer
3) Aprender a conviver com os alunos
4) Aprender a ser
5) Aprender a aprender.

SEUS PRINCÍPIOS
O PP deve nortear-se pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, seguindo os seguintes princípios
- Igualdade de condições para acesso e permanência na escola;
- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
- Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
- Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
- Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
- Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
- Valorização do profissional de educação escolar.
- Gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino. - Garantia do padrão de qualidade.
- Valorização da experiência extra escolar.
- Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as praticas sociais.
Demonstrando o empenho da Instituição Escolar em garantir a qualidade do trabalho propondo o ensino voltado para a formação da consciência critica e prioridade para com a pessoa humana e seu desenvolvimento.

Baseando-se nos princípios norteadores da Educação Nacional:
a- Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao bem comum.
b- Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da Criatividade e do Respeito à ordem democrática.
c- Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, da qualidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Baseando-se também nos Princípios antropológicos, políticos, psicológicos e pedagógicos:
- Respeito pela criança e pelo jovem com produtores de conhecimento e cultura.
- Respeito ao ser humano em sua totalidade independente de cor, sexo, classe social, religião, situação emocional e afetiva, política, ética e estética.
- Percepção do ser humano integrante, dependente e agente transformador do ambiente buscando a preservação da espécie e da qualidade de vida.
- Valorização da pluralidade do patrimônio sócio cultural da humanidade.
- Harmonia nas relações sociais através de atitudes de solidariedade, cooperação justiça e respeito por si e pelo outro.

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